sexta-feira, 8 de abril de 2011

Gostar de onde se mora!

Você gosta de onde mora?

Eu AMO o meu cantinho, e não tenho vontade de mudar para nenhum outro lugar. Mas nem sempre foi assim.

Vim morar neste apartamento, em Canoas, em 2005, quando casei (o maridão mora neste mesmo lugar desde 2002). No início, achava péssimo morar na região metropolitana. Queria, porque queria, morar em Porto Alegre. E, assim, todos os domingos, perdia horas e horas lendo os classificados de imóveis da Zero Hora, e, nos dias seguintes, entrando nos sites das imobiliárias. As pessoas que vinham nos visitar diziam: "nossa, que vista bonita vocês têm!", ou então "puxa, como é grande o apartamento". Mas eu nem dava ouvidos. Meu descontentamento por morar em Canoas era tão grande, que eu nem sequer me importava com a [falta de] decoração do apartamento... pensava que não valia a pena investir, pois queria sair daqui o quanto antes.

Até que, num belo dia, uma amigona (que, na época, morava num bairro lindo de Porto Alegre, e hoje mora em Fortaleza) veio fazer uma visita e disse, logo na chegada, que tinha passado a ver a cidade de Canoas com "outros olhos", por achar bonitas as ruas pelas quais passou até chegar ao nosso prédio. Foi a partir deste comentário - pasmem -, feito uns dois anos após eu vir morar neste apartamento, que comecei a realmente prestar atenção na paisagem, na vizinhança e em os outros pequenos detalhes que cercavam o lugar onde eu moro.

E o que eu descobri mudando o olhar sobre as coisas que estavam ao meu redor? Que eu moro num lugar maravilhoso! Percebi o quão sortudos somos por morar em um prédio pequeno, com apenas seis apartamentos, onde moram apenas pessoas queridas, simpáticas e, principalmente, educadas. Percebi que realmente temos uma bela vista das nossas janelas e sacadas, porque bem em frente ao nosso prédio existe uma praça linda, com playground para as crianças, quadra poliesportiva, bancos e muitas árvores e plantas, que promovem a alteração da paisagem a cada mudança de estação....


Me convenci, também, da ótima localização: na esquina de casa existe uma padaria, uma farmácia, um posto de gasolina (com conveniência) e uma lavagem de carros. Há uns 300 metros está o Canoas Shopping (com todas as suas lojas, supermercado, salões de beleza, restaurantes e cinemas). E o melhor de tudo: são apenas 17 quilômetros  até o meu local de trabalho, no centro de Porto Alegre - distância muito mais curta e trajeto muito mais rápido do que muitos bairro da Capital.

E constatei que a vista que nós temos fica ainda mais charmosa em dias de chuva (que eu adoro)!


E este é o por-do-sol que, por besteira minha, nos primeiros anos vivendo neste apê, eu ignorei:


Tudo isso para dizer que, às vezes, não é preciso mudar o que está à nossa volta, mas sim o que está dentro de nós. Não é tão simples quanto parece, eu sei. É muito mais fácil reclamar das coisas que não acontecem do jeito que gostaríamos do que reavaliar os nossos desejos e visualizar as potencialidades das coisas que estão ao nosso redor. Mas esse deve ser um exercício diário. A revisitação constante dos nossos planos e ambições, combinada com a valorização das pessoas e do ambiente ao nosso redor, é, sem dúvidas, o melhor remédio contra frustrações.

Um ótimo final de semana para todos!

Um comentário:

Doces Abobrinhas disse...

Oie, acho que sou sua primeira seguidora, hihi!! Em nome do cupcake, do marshmallow e das Abobrinhas, amem!! Rs! Um bj docece apareca por lá,
Roberta
www.docesabobrinhas.com